O 3º BPE, por suas características peculiares, necessita destacar, dentre o rol de princípios, crenças e valores, aqueles que são mais pertinentes às suas atividades cotidianas. As missões de escolta, patrulhamento ostensivo, controle de trânsito, proteção de instalações e autoridades e demais tarefas específicas de PE exigem preparação adequada à complexidade das atividades desempenhadas;
a. Disciplina e Hierarquia - cumprir normas, regulamentos e leis que regem a Instituição, respeitando a hierarquia e a disciplina.
b. Lealdade - cultuar a verdade, a sinceridade e a sadia camaradagem, mantendo-se fiel aos compromissos assumidos.
c. Coragem - ter a capacidade de decidir e a iniciativa de implementar a decisão, mesmo com o risco de vida ou de interesses pessoais, no intuito de cumprir o dever, assumindo a responsabilidade por sua atitude.
d. Camaradagem - ter a capacidade de compreender e auxiliar os companheiros em qualquer situação.
e. Espírito de Corpo - sentimento de identificação com os valores e tradições da organização ou do grupo, gerando interações positivas de apoio mútuo, que se prolongam no tempo.
f. Apresentação - capacidade de demonstrar atitudes e porte condizentes com os padrões militares, principalmente de uma OMPE.
g. Autoconfiança - capacidade de demonstrar segurança e convicção em suas atitudes, nas diferentes circunstâncias.
h. Equilíbrio Emocional - capacidade de controlar as próprias reações e emoções para continuar a agir, apropriadamente, em diferentes situações.
i. Flexibilidade – habilidade que o militar tem de se adaptar aos mais diferentes cenários, interagindo com maior facilidade e rapidez com as novas realidades. Os militares da PE adaptam-se bem as novas estratégias, à mudança de funções e buscam atualização constante, pois tem formação multidisciplinar, algo que lhes permite atender à novas demandas da era digital e globalizada que estamos vivendo.
j. Iniciativa - capacidade para agir, de forma adequada e oportuna, sem depender de ordem ou decisão superior.
k. Perspicácia - capacidade de perceber, pronta e integralmente, os detalhes de uma situação ou problema, seus significados práticos e implicações.
l. Comprometimento – ser comprometido no trabalho é muito mais que cumprir a sua carga horária e realizar as suas atividades. Significa assumir postura e atitudes favoráveis ao crescimento e a imagem da Força. Trata-se de estar verdadeiramente envolvido, sendo ativo e participativo nas missões. Propondo possibilidades de melhoria, e principalmente tendo ações concisas e precisas com os objetivos da OMPE.
|