PROGRAMA NACIONAL DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), instituído pelo Decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019, é uma iniciativa do Ministério da Educação, com o apoio do Ministério da Defesa, que apresenta um modelo de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e de militares.
Poderão participar do programa militares inativos das Forças Armadas, que serão contratados como Prestadores de Tarefa por Tempo Certo (PTTC), de acordo com os quantitativos e os perfis profissionais definidos pelo Ministério da Educação e os requisitos obrigatórios e desejáveis delineados pelo Ministério da Defesa.
O processo seletivo visando contratar militares inativos do EB, interessados em atuar no Pecim, será composto pelas seguintes fases:
- inscrição dos candidatos (03 a 16 de fevereiro de 2020);
- pré-seleção dos candidatos;
- análise das qualificações dos candidatos inscritos; e
- contratação dos candidatos habilitados.
Serão destinados, no máximo, para cada uma das Escolas Cívico-Militares (ECIM) especificadas, os seguintes quantitativos de vagas: Oficial Superior – uma vaga; Oficial Intermediário/Subalterno – uma vaga; Suboficial/Subtenente/Sargento – dezesseis vagas.
As Escolas Cívico-Militares previstas para serem atendidas pelo Pecim são as seguintes:
Além das ECIM, serão disponibilizadas vagas para as Coordenações Regionais e Nacional, nos seguintes locais:
O militar inativo do EB, voluntário para participar do Pecim, deverá seguir os passos abaixo.
1. Acessar o Banco de Talentos de Inativos do Exército (BTIEx) (Clique aqui). O link também está disponível na página oficial do Exército Brasileiro.
2. Realizar o login no BTIEx, utilizando as credenciais de acesso do DGP.
3. Realizar o “Cadastro do Voluntário” no BTIEx.
4. Realizar o download da Ficha de Inscrição editável, de acordo com o seu círculo hierárquico.
5. Preencher a Ficha de Inscrição.
6. Assinar a Ficha de Inscrição.
7. Escanear ou tirar uma fotografia da Ficha de Inscrição e encaminhá-la para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
8. Juntar toda a documentação comprobatória das informações declaradas na Ficha de Inscrição.
9. Entregar a Ficha de Inscrição assinada e a documentação comprobatória (original e cópia) no Órgão Pagador (OP) ao qual estiver vinculado.
10. Aguardar a divulgação do resultado.
OBSERVAÇÃO: para os militares da ATIVA, com processo de transferência para a reserva remunerada em andamento, e para os inativos com problemas de acesso ao BTIEx, as Fichas de Inscrição também estarão disponíveis para retirada no OP.
Informações mais detalhadas poderão ser obtidas por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (61) 3415-6694 / 3415-6101, RITEx 860-6694 / 860-6101.